quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Final Fantasy 1 (INFORMAÇÕES, IMAGENS, VÍDEOS, DOWNLOAD DE JOGOS E MAIS)



Final Fantasy é um jogo de RPG em turnos lançado para o console Famicom/NES (Japão – 18/12/1987, América – 12/07/1990).
No jogo você deverá escolher 4 entre as 6 classes diferentes para jogar (Fighter , Black Belt, Thief , Red Mage, White Mage e Black Mage) e futuramente evoluí-los para (Knight, Master, Ninja, Red Wizard, White Whizard e Black Wizard) como na imagem:
Gráfico original NES
Classes

  • Fighter (nos remakes, Warrior): Especialista em armas pesadas e armaduras, com grandes quantidades de hit points(hp ou vida). Quando troca de classe, vira um Knight, que usa as espadas mais fortes e é capaz de usar magia branca básica.
  • Black Belt (Monk): Especialista em artes marciais, mais forte lutando desarmado ou com nunchaku. Pode evoluir para Master, que no jogo original do NES são capazes de emitir mais dano que todas as outras classes.
  • Thief: Uma versão menos forte do Fighter com menos opções de armas e equipamento, mas mais ágil e com mais sorte (capacidade de evasão). Pode evoluir para Ninja, que usa praticamente todos as armas e armaduras do jogo e é capaz de magia negra básica.
  • White Mage: Especialista em magia branca, não muito forte mas pode usar marretas. Evolui para White Wizard, capaz das magias curativas mais fortes.
  • Black Mage: Especialista em magia negra, mau combatente. Evolui para Black Wizard, capaz das magias ofensivas mais fortes. Baixíssimo HP e baixíssima defesa.
  • Red Mage: Versátil, pode soltar feitiços de ambas as magias e tem habilidade em combate. Evolui para Red Wizard.


Jogabilidade

A jogabilidade do jogo se altera entre mapa do mundo, mapa da cidade/calabouço, tela de combate e menu principal. No mapa do mundo, o jogador desloca os personagens de um local parar outro - primariamente a pé, mas pode se arrumar um navio, uma canoa e um dirigível.Em calabouços e no mapa andando a pé se encontram aleatoriamente monstros, que podem ser combatidos ou fugir deles.

Itens 

Há diversos tipos de armas, armaduras e itens para melhorar a habilidade combativa dos personagens, cada uma com suas restrições. Itens comprados para recuperação dos personagens incluem poções para restaurar saúde e curar doenças, Tents/Cabins que restauram saúde e Houses que restauram magia.

 Quando você compra um equipamento deve primeiro escolher o personagem para carregar esse item e somente o personagem que o carrega pode equipa-lo, se for compatível com a classe do personagem.
O jogo nao te fala quais equipamentos servem para cada personagem, então se você comprar um equipamento para um personagem errado você não poderá equipa-lo em outro personagem, somente vende-lo e comprar o equipamento certo, isso foi corrigido futuramente em remakes lançados para GBA (Final Fantasy I & II: Dawn of Souls) e PSP (Final Fantasy Anniversary Edition).

Combate

O sistema de combate é baseado em menus, com o jogador escolhendo uma opção entre atacar, usar magia quando possível, usar um item ou fugir. O combate é em turnos, e continua até um dos lados ser derrotado. Cada usuário de magia tinha "níveis", podendo comprar magias só quando atingisse um certo nível. Ao lutar os personagens ganhavam pontos de experiência e dinheiro podendo subir ao nível inicial máximo de 50. Alguns inimigos soltavam um tesouro quando derrotados.


Magias

Havia 8 níveis de magia branca e negra para aprender com quatro magias disponíveis em cada. Os magos só aprendiam três magias por nível, obrigando você escolher bem qual queria (visto que as magias são compradas em lojas) e na versão original do NES não era possível apagar uma magia para comprar outra. Não existia Mana ou MP, as magias eram usadas por unidades. Também não havia etheres ou elixires. Apenas com o item House ou nas pousadas é que se podia recarregar as magias gastas.

Enredo

O jogo contava a história dos quatro guerreiros da luz, portadores dos artefatos de cada um dos elementos que eram heróis destinados a salvar o mundo da crescente destruição.
Apesar dos cristais se tornarem o tema central dos primeiros Final Fantasies, esta história envolvia o resgate de quatro orbes (nos remakes, eles se tornaram cristais). O único cristal mencionado na versão em inglês era o olho que a bruxa Matoya havia perdido.
O enredo levava os quatro guerreiros da luz a confrotarem os quatro demônios, responsáveis por encobrirem o mundo em trevas. Estes eram Lich na Caverna da Terra, Marilith (Kary na versão original do NES) no Vulcão Gurgu, Kraken no Templo da Água e Tiamat no alto da torre no Castelo Flutuante.
Mas derrotar estes inimigos apenas revelava uma ameaça maior. Eles coletivamente criaram o demônio Chaos que possui o corpo de Garland, o primeiro chefe do jogo, que é enviado para o passado.
Depois de sua equipe voltar no tempo para enfrentá-lo, você fica sabendo que foi Chaos que mandou os quatro demônios para o futuro criando um cataclísmico e confuso paradoxo.
Quando Chaos é derrotado o mundo se endireita e os heróis voltam para casa.

Remakes 

MSX2

A versão para o computador MSX2, é bem próxima da original do NES, mas com uma palheta maior de cores e mais canais de som, e devido ao uso do disquete, o jogo tinha a desvantagem de ter períodos de carregamento e o direito de salvar apenas um jogo. A dificuldade não foi alterada na versão do MSX2.

Diferenças em comparação a versão NES

  • Lançado em disquete, a versão de MSX2 do jogo teve acesso a quase três vezes mais espaço de armazenamento que a versão do Famicom (720 x 256 KB), mas sofreu uma série de problemas que não estavam presentes na mídia cartucho da Nintendo, incluindo o notável tempo de carregamento.
  • Relativamente houve pequenas atualizações no gráfico. Em geral, a versão de MSX2 tinha uma paleta de cores que aparentemente melhorou os personagens. Além das animações da batalha estarem melhores.
  • Foram atualizados som e música, já que o MSX2 podia suportar som de 16 bits e o NES apenas suportava apenas 8.
  • Uma das vantagens da versão MSX2 era que você não perdia o seu jogo salvo, pois na versão NES num período de 2 anos a bateria do cartucho acabava e você não tinha direito de salvar mais nenhum jogo, fora que a sua partida salva era perdida, coisa que a versão MSX2 por ser num disquete não tinha esse problema, apesar de poder salvar um único jogo.

WonderSwan Color

O jogo foi refeito para o portátil WonderSwan Color, com gráficos e efeitos sonoros melhores, mais parecidos com os dos jogos do Super NES. Entre as mudanças de jogabilidade, alguns monstros ficaram mais fortes ou fracos, se implantou um método de substituir magias na compra, e um bug do original, em que um ataque programado para um monstro já derrotado ataca o vazio que ele ocupava, foi corrigido para outro monstro ser atacado no lugar. A versão WonderSwan tinha inúmeras vantagens, não tinha o problema de jogos salvos que existia tanto na versão NES como na MSX2. A dificuldade foi alterada, ficando um pouco mais fácil, mas o jogo ainda tinha suas dificuldades, sendo impossível superá-lo com uma equipa composta exclusivamente de Black Mages ou White Mages.

PlayStation

O jogo foi lançado junto com Final Fantasy II para o PlayStation, na compilação Final Fantasy Origins. A versão era similar ao do WonderSwan, mas com resolução maior e melhor qualidade de som. Além disso, há a adição de cenas em computação gráfica similares aos Final Fantasy do PlayStation, uma galeria de arte e um bestiário de inimigos derrotados. Podia-se também escolher entre "Normal" e "Fácil".

Game Boy Advance

Final Fantasy I & II: Dawn of Souls, com os dois jogos no mesmo cartucho, é igual a versão de WonderSwan, com a adição do bestiário bônus do PlayStation, uma dificuldade menor (similar ao modo fácil de Origins, mas pondo mais HP nos monstros para compensar), a habilidade de salvar em qualquer lugar, um novo sistema de magia (implantando os Magic Points vistos em outros jogos da série), e calabouços extras, que incluíam monstros vistos em Final Fantasy III, IV, V e VI e permitiam conseguir itens inéditos.




Celular

Um jogo para telefone celular foi lançado em três versões no Japão, Final Fantasy i para os aparelhos NTT DoCoMo FOMA 900i, Final Fantasy EZ para aparelhos W2Xi compatíveis com CDMA 1X WIN, e Final Fantasy para aparelhos SoftBank Yahoo! Keitai. Os gráficos são melhores que os do NES, mas não se comparam aos dos outros remakes.

PlayStation Portable

Para celebrar os 20 anos do lançamento do jogo, foi lançado um remake para PlayStation Portable, com todos os bônus de Origins e Dawn of Souls (inclusive as cenas em CG), gráficos redesenhados, e um novo calabouço, Labyrinth of Time.

Imagens das diferentes versões

WonderSwan Color

MSX2

NES
Playstation
GBA
PSP

Vídeos Gameplay

 

DICAS E TRUQUES

Jogo secreto de Puzzle:
Quando você está no navio, pressione o botão A, e sem soltá-lo, aperte o botão B 55 vezes para acessar o jogo escondido.


Acione o mapa mundo de Final Fantasy:
Para ver o mapa mundo do jogo basta apertar os botões Select + B ao mesmo tempo.


Links para download

Final Fantasy 1 NES (USA)  DOWNLOAD

Final Fantasy 1 NES (PT BR) DOWNLOAD

Final Fantasy Origins  Playstation (USA) DOWNLOAD

Final Fantasy 1 e 2 GBA (USA) DOWNLOAD

Final Fantasy PSP (USA) DOWNLOAD

3 comentários:

  1. Aqui tem tudo , ótimo blogue

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem. Sou fã deste jogo e hoje estou jogando com Guerreiro, Ninja, Faixa Preta e Mago Vermelho.

    ResponderExcluir